Workshops

Inscreve-te aqui para os workshops que não queres mesmo perder. As inscrições são limitadas, apressa-te!
Data crunching with Tableau

Vamos fazer uma pequena introdução da Xpand-IT, seguida do Workshop de Tableau com os respetivos exercícios e uma sessão aberta de questões posteriormente.

Requisitos: Computador com Windows ou Mac OS, ou uma máquina virtual com um dos SOs anteriores (De preferência com a última versão do Tableau Desktop instalado).

Orador: Carlos Moreira
Agile new thinking (Scrum overview, DevOps e EBM (Evidence Base Management))

Como os projectos que utilizam AGILE estão a adaptar-se às demandas cada vez mais complexas e com necessidade de desenvolvimento/entrega imediata.

Orador: Carlos Jesus & André Silva
Desenvolvimento de uma aplicação web com Vue.js

O Vue.js é uma framework de JavaScript criada com o objetivo de facilitar a construção de interfaces interativas. A comunidade de Vue.js tem crescido significativamente nos últimos anos, tendo atualmente mais de 125.000 estrelas no Github.

Neste workshop iremos criar uma aplicação de Vue.js a partir do zero, tendo como objetivos:

Pré-requisitos:

Orador: Rui Saraiva & Fábio Martins
Mobile and web rapid application development with OutSystems

OutSystems é uma plataforma de rápido desenvolvimento de aplicações que te permite desenvolver visualmente a tua aplicação móvel e web.

Trabalhada por engenheiros com uma atenção obsessiva pelo detalhe, cada aspeto da nossa plataforma é projetado para ajudar-te a construir e entregar melhores aplicações e mais rápido.

Junta-te a nós se quiseres saber o que fazemos, e como o fazemos!

Orador: César Pinto & Hernâni Fernandes & Paulo Marques & Tiago Fernandes
Workshop de React.js

“Workshop de React.js”, coordenado por André Sousa, onde podes aprender os básicos sobre React e criar um mini projecto.

O código fonte está disponível aqui e aqui.

Orador: André Sousa
Introdução ao Deep Learning

O objetivo deste workshop consiste em fornecer uma visão geral dos fundamentos de Deep Learning no contexto de classificação de imagens. O workshop será realizado com recurso a Jupyter Notebook, um ambiente computacional web interativo. Os participantes serão guiados na implementação de redes neuronais convolucionais usando Keras - biblioteca de Deep Learning para Python com suporte à aceleração por GPU.

Orador: Raphael Espanha
The Illusion of Life - A Lesson in Animation

Neste workshop vamos trabalhar com computação gráfica como uma ferramenta para gerar cenas animadas com foco em animação 2D. Analisaremos vários conceitos necessários para gerar animações fluídas, aplicáveis a uma ampla gama de plataformas, como Desenvolvimento de Jogos, Sistemas de Simulação, UI/UX e ambientes virtuais em geral, e implementar soluções de acordo com esses padrões.

Pré-requisitos: os participantes devem ter uma compreensão rudimentar de computação gráfica (renderização), bem como conhecimentos básicos de Álgebra Linear.

Orador: João Martins
Automotive Infotainment Systems

A tecnologia a bordo dos automóveis tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Com software cada vez mais complexo, aumentam os desafios para garantir que todas as unidades que saem da linha de produção cumprem os respetivos requisitos. Neste workshop apresentamos as nossas soluções e desafiamos-te a desenvolver um script capaz de controlar e testar as funcionalidades dos nossos aparelhos mais recentes. Há prémio para a melhor equipa!

Dinâmica: As equipas serão criadas no decorrer no workshop, consoante a disposição dos participantes na sala (este aspecto não é relevante, pois o objectivo não é competição).

Pré-requisitos: Não há nenhum em específico, é apenas necessário que os participantes dominem alguma linguagem de programação (Python, C, C#, Java…).

Orador: Diogo Cruz
Devops @Eurotux

Iremos abordar algumas das problemáticas que temos vindo a explorar no âmbito de devops com ênfase num projeto de migração que ocorreu num cliente utilizando tecnologias como AWS, GIT, infra-structure as code.

Orador: Nuno Fernandes
Small and Big Data at Farfetch

The Age of Data (1 hora)

HandsOn

Orador: Paulo Gomes