Agenda

4 Fev - Segunda

Sessão de Abertura

social

Sessão inaugural da edição deste ano. Será apresentado o calendário e os parceiros da SEI. E, possivelmente, algumas surpresas.

Apresentação dos desafios

social

Apresentação de todos os desafios que irão acontecer durante a semana.

Mutation testing - Let's kill some mutants

talk

Todos os dias escrevemos testes para garantir a qualidade do nosso código. Mas o que garante a qualidade dos nossos testes?

O teste de mutação é um método de inserir falhas (mutantes) em programas para verificar se os testes os captam, garantindo assim sua qualidade.

Queres melhorar a qualidade dos teus testes? Não deixes que os mutantes invadam seu código.

Junta-te a nós para aprender a criar e matar alguns mutantes em JavaScript.

Accenture Technology Vision – Intelligent Enterprise Unleashed

talk

Resumo das Tendências Tecnológicas

Cinco tendências tecnológicas estão a proporcionar avanços que permitem as empresas explorem o poderoso potencial da empresa inteligente, criando novas oportunidades de negócios e ajudando a mudar o mundo como o conhecemos.

As empresas líderes estão a melhorar maneira como vivemos com novos produtos e serviços que se tornarão indispensáveis no futuro.

Os negócios estão a ficar mais pessoais. Os líderes devem mudar as suas mentalidades e modelos de negócios para se concentrarem em criar relacionamentos fortes e confiáveis com parceiros, clientes, funcionários, governos e muito mais.

Analysing a Cross-Platform Game engine

talk

Uma visão geral do processo, ferramentas e bibliotecas usadas para criar um game engine personalizado para várias plataformas, de dispositivos móveis a consoles.

Remote Work Podcast

podcast

Remote Work Podcast, um podcast sobre trabalhar a partir de qualquer sítio, como fazê-lo, que ferramentas utilizar, e muito mais.

5 Fev - Terça

Data crunching with Tableau

workshop

Vamos fazer uma pequena introdução da Xpand-IT, seguida do Workshop de Tableau com os respetivos exercícios e uma sessão aberta de questões posteriormente.

Requisitos: Computador com Windows ou Mac OS, ou uma máquina virtual com um dos SOs anteriores (De preferência com a última versão do Tableau Desktop instalado).

Agile new thinking (Scrum overview, DevOps e EBM (Evidence Base Management))

workshop

Como os projectos que utilizam AGILE estão a adaptar-se às demandas cada vez mais complexas e com necessidade de desenvolvimento/entrega imediata.

Desenvolvimento de uma aplicação web com Vue.js

workshop

O Vue.js é uma framework de JavaScript criada com o objetivo de facilitar a construção de interfaces interativas. A comunidade de Vue.js tem crescido significativamente nos últimos anos, tendo atualmente mais de 125.000 estrelas no Github.

Neste workshop iremos criar uma aplicação de Vue.js a partir do zero, tendo como objetivos:

  • Entender como o Vue CLI 3 pode-nos ajudar na criação de aplicações vue;
  • Fazer uso de “single file components” (*.vue files);
  • Entender o ciclo de vida das aplicações Vue;
  • Conhecer como é feita a comunicação entre componentes;
  • Usar o VueX como “store” para centralização de estados da aplicação.

Pré-requisitos:

  • Computador e conhecimentos elementares de Javascript.

Mobile and web rapid application development with OutSystems

workshop

OutSystems é uma plataforma de rápido desenvolvimento de aplicações que te permite desenvolver visualmente a tua aplicação móvel e web.

Trabalhada por engenheiros com uma atenção obsessiva pelo detalhe, cada aspeto da nossa plataforma é projetado para ajudar-te a construir e entregar melhores aplicações e mais rápido.

Junta-te a nós se quiseres saber o que fazemos, e como o fazemos!

MVP (Minimum Viable Product) para produtos com inteligência artificial

talk

Criar produtos baseados em inteligência artificial é uma tarefa difícil e que requer um investimento de tempo e dinheiro alto e muitas vezes com um retorno não imediato. A criação de MVPs pode ser a solução para validar o investimento necessário.

Informática em Portugal

Tertúlia

Nesta mesa redonda interuniversitária vamos discutir o ensino de informática em Portugal: as diferenças entre o ensino nas várias instituições, o seu passado, quais as apostas de cada instituição e o que ainda há para melhorar. Junta-te a nós para uma cativante conversa com professores icónicos das UMinho, FEUP e UTAD.

Arraial de engenharia

social

Com bifanas e finos à venda, ao som de um Dj, a Comissão de Festas de Engenharia Informática proporciona-te uma noite épica!

6 Fev - Quarta

Workshop de React.js

workshop

“Workshop de React.js”, coordenado por André Sousa, onde podes aprender os básicos sobre React e criar um mini projecto.

O código fonte está disponível aqui e aqui.

Introdução ao Deep Learning

workshop

O objetivo deste workshop consiste em fornecer uma visão geral dos fundamentos de Deep Learning no contexto de classificação de imagens. O workshop será realizado com recurso a Jupyter Notebook, um ambiente computacional web interativo. Os participantes serão guiados na implementação de redes neuronais convolucionais usando Keras - biblioteca de Deep Learning para Python com suporte à aceleração por GPU.

Automated Machine Learning: The next frontier in Fraud Detection

talk

Apesar de ser um dos casos de uso mais referenciado de utilização de Machine Learning, a deteção de fraude está longe de ser um dos de mais simples aplicação. Nesta Talk, o Raul irá partilhar a experiência da WeDo na aplicação de Machine Learning no domínio da gestão de Fraude, e porque é que o AutoML é neste momento um dos tópicos prioritários da estratégia de I+D da WeDo.

A evolução do Data Scientist

talk

Fica a conhecer melhor as origens e definições de Data Science e a evolução atual desta área nas empresas e quais os papéis que este profissional pode assumir dentro das equipas.

IEM4.0 - Indústria Automóvel: De Startup a parceiro tecnológico de automação industrial

talk

Uma viagem pela jornada de materialização de um sonho, onde começamos e de que forma aprendemos a pensar como poderíamos criar valor, na implementação de soluções que superassem as necessidades dos nossos clientes.

O poder dos dados - Ética e Big Data

talk

Muito se tem falado da Big Data e de todo o seu potencial, paralelamente, a conscientização da necessidade de proteger os nossos dados tem também crescido. Numa altura em que a extrema-direita vai crescendo por todo o mundo, qual é o papel das big data solutions neste panorama de ódio? Neste painel vamos discutir estas e outras questões à volta do poder dos dados.

Convidados:

  • José Maciel - Diretor executivo - IDEIA Big Data
  • Francisco Andrade - Professor de Direito Informático - UMinho
  • Carlos Baquero - Professor de Engenharia Informática - Uminho

Rally das Tascas

social

O tradicional Rally das Tascas, evento social que pretende promover o convívio entre os participantes da SEI.

7 Fev - Quinta

The Illusion of Life - A Lesson in Animation

workshop

Neste workshop vamos trabalhar com computação gráfica como uma ferramenta para gerar cenas animadas com foco em animação 2D. Analisaremos vários conceitos necessários para gerar animações fluídas, aplicáveis a uma ampla gama de plataformas, como Desenvolvimento de Jogos, Sistemas de Simulação, UI/UX e ambientes virtuais em geral, e implementar soluções de acordo com esses padrões.

Pré-requisitos: os participantes devem ter uma compreensão rudimentar de computação gráfica (renderização), bem como conhecimentos básicos de Álgebra Linear.

Automotive Infotainment Systems

workshop

A tecnologia a bordo dos automóveis tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Com software cada vez mais complexo, aumentam os desafios para garantir que todas as unidades que saem da linha de produção cumprem os respetivos requisitos. Neste workshop apresentamos as nossas soluções e desafiamos-te a desenvolver um script capaz de controlar e testar as funcionalidades dos nossos aparelhos mais recentes. Há prémio para a melhor equipa!

Dinâmica: As equipas serão criadas no decorrer no workshop, consoante a disposição dos participantes na sala (este aspecto não é relevante, pois o objectivo não é competição).

Pré-requisitos: Não há nenhum em específico, é apenas necessário que os participantes dominem alguma linguagem de programação (Python, C, C#, Java…).

Transforming Mobility

talk

Abordagem sobre o nosso foco em trazer a próxima geração de veículos autónomos, cidades inteligentes e conectividade para a vida. Além disso, serão abordados outros temas como a nova tecnologia de condução autónoma, a redefinição da conectividade do infotainment e novas soluções inteligentes de mobilidade.

Gamification 1-0-1

talk

Qual o poder dos jogos, o que podemos retirar deles? Utilizamos todos os dias elementos presentes nos jogos sem termos a noção de o estar a fazer é um comportamento humano automático, que selecciona e identifica as ações que provocam melhores benefícios para a resolução de uma dada situação.

Os jogos estão presentes na nossa vida de uma forma irreversível. Como é que nos podemos aproveitar desta premissa e utilizá-la para resolver problemas, desafios, ou apenas melhorar o nosso dia a dia? Os vários exemplos de gamificação, com casos de sucesso e de insucesso. Uma visão prática de um Gamification Designer.

Building data driven products at scale

talk

Todos os dias milhões de utilizadores utilizam a Skyscanner para procurar voos, hotéis, comboios e carros. Todas essas pesquisas geram uma grande quantidade de dados. Nesta talk vamos olhar para um par de exemplos onde usamos esses dados para construir produtos novos e melhorar a experiencia dos utilizadores que usam o nosso serviço.

Electron In a Nutshell

talk

Electron permite criar aplicações de desktop utilizando linguagens usadas em desenvolvimento web. Isso abre a possibilidade de usar o html e css para interfaces de usuário totalmente personalizáveis e os melhores frameworks de javascript disponível agora. Nesta palestra iremos explorar os princípios de Electron, as suas vantagens e desafios.

Empreendedorismo na Informática

talk

Empreendedorismo e informática são duas palavras que neste momento andam muitas vezes de mão dada, quer seja pelo facto dos média darem ênfase a este assunto ou porque nem toda a gente gosta de trabalhar para um empregador toda a sua vida. Neste painel vai-se abordar os prós e os contras de criares a tua empresa e os desafios pelos quais possas passar.

Jantar de Networking

dinner

Um jantar com profissionais da Accenture e com alunos de Engenharia Informática com o objetivo de estreitar laços e criar uma rede de contactos.

8 Fev - Sexta

Devops @Eurotux

workshop

Iremos abordar algumas das problemáticas que temos vindo a explorar no âmbito de devops com ênfase num projeto de migração que ocorreu num cliente utilizando tecnologias como AWS, GIT, infra-structure as code.

Small and Big Data at Farfetch

workshop

The Age of Data (1 hora)

  • A evolução de dados pela história
  • Business Intelligence
  • Big Data
  • Data Quality e Data Governance
  • Uma breve visão sobre Data Science
  • Data at Farfetch
  • Q&A

HandsOn

  • Google Data Plataform - Explicação (10 minutos)
  • Using the BigQuery Web UI (40 minutos)
  • Q&A

Big Data and AI/ML - A história do Big Data na PRIMAVERA

talk

Na busca de um ERP preditivo, a PRIMAVERA iniciou um caminho alicerçado em conceitos como Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning. Nesta talk vamos explicar este caminho e a sua aplicabilidade nos produtos PRIMAVERA, através de insights e forecasting.

Startups para Geeks

talk

Os engenheiros são particularmente bons a pensar em formas de utilizar a tecnologia para resolver problemas reais das pessoas e das empresas, no entanto criar um produto e uma empresa é um campeonato diferente. Ao contrário do que a comunicação social nos conta, criar uma startup tem tanto de entusiasmo e realização profissional como de dor e dificuldades. Nesta conversa, Celso Martinho vais-nos explicar o que é que aprendeu durante a sua carreira e como é que a Bright Pixel, um “venture builder studio” e “early stage investor”, pode ajudar os empreendedores de base tecnológica a realizar as suas ambições.

Conselho de carreira de um Engineering Manager! (... e porque a Farfetch é um ótimo lugar para começar!)

talk

Começar a sua carreira profissional pode ser um pensamento assustador. A apresentação vai passar por alguns dos principais desafios e coisas que não te ensinam na Universidade, bem como alguns conselhos para os seus primeiros passos.

Encerramento & entrega de prémios

social

Cerimónia de encerramento da SEI, com a habitual entrega de prémios relativos aos concursos decorridos ao longo da semana.

9 Fev - Sábado

Hackathon

Concurso

10 Fev - Domingo

Hackathon

Concurso