Oradores

Durante esta semana, tens oportunidade de interagir com muitos oradores reconhecidos, nacionais, internacionais e de empresas notórias! Podes conhecê-los melhor aqui.

speakers/celso-martinho.png
Celso Martinho CEO and Founder

Bright Pixel

Celso Martinho é uma pessoa que encontra motivação nos desafios, um geek tecnológico optimista, um homem de produto, uma alma empresarial, eventualmente atirado na carreira de gestão. Fundador da SAPO, o maior projeto de internet de Portugal, agora uma empresa mídia e conteúdo da fábrica de inovação da Portugal Telecom, constrói serviços B2C em grande escala em áreas desde cloud, e-commerce e e-payments até interatividade IPTV. Ele tem um combinado passado em gestão de alto nível, gestão de projetos software, arquitetura de sistemas e desenvolvimento de produto técnico e várias décadas de experiência nas indústrias telecom e internet.

Celso é também CEO e fundador da Bright Pixel, um estúdio de software, casa de uma equipa de experts da indústria com vasta experiência em usar tecnologia e criatividade para criar produtos com alcance mundial e serviços num ambiente diverso de áreas desde desenvolvimento web, segurança, e-payment, tecnologias big-data e design de interfaces e usabilidade.




speakers/bruno-ribeiro.png
Bruno Ribeiro Gamification Designer

Fractal Mind

O Bruno é um criativo da resolução dos problemas, com um background diversificado e uma forte componente no Game Design. Desde cedo que começou a desenhar jogos e a destruir as regras dos ditos jogos de tabuleiro tradicionais. Acompanhou vários Game Designers portugueses como consultor e tem mais de 30 protótipos reféns, à espera de serem libertados.

É escritor, apenas quando pode, e divide o seu tempo entre a família, com os seus dois filhos e a animação de um canal online, na comunidade de Roleplaying games, é um storyteller por natureza, e vive na imaginação de múltiplos mundos, pondo o pé de vez enquanto entre nós!




speakers/david-amador.png
David Amador ¯\_(ツ)_/¯

Upfall Studios

David começou a modificar (e jogar) jogos logo que teve acesso a um computador ou consola. Ao fim de algum tempo a trabalhar profissionalmente na industria dos jogos decidiu tornar-se independente e fazer os próprios jogos (desde 2010). De entre os títulos em que trabalhou podes encontrar Vizati e Puwang. Mais recentemente, depois de criar Upfall Studios, lançou para 3DS, Xbox One, PS4 e Switch o seu jogo, Quest of Dungeons.




speakers/andre-pimenta.png
André Pimenta CEO and Founder

Performetric

CEO e co-founder da Performetric e Doutorado em Informática na especialidade de Inteligência Artificial pela Universidade do Minho.




speakers/job-voort.jpg
Job van der Voort CEO

Remote

Vindo da neurociência, juntou-se à tecnologia iniciando uma startup, depois juntou-se ao GitLab como vice-presidente de produto para ajudar a escalar de 5 pessoas a um unicórnio com mais de 400 funcionários. Ele agora está ajudar o mundo a trabalhar remotamente como CEO da Remote.com.

No seu tempo livre, Job adora passar tempo com sua esposa e filha, jogar videojogos e tocar guitarra.




speakers/andre-barbosa.png
André Barbosa Engineering Manager

Skyscanner

Entrou em LEI em 2006 e, com alguma ajuda, lá conseguiu acabar o curso. Passou por várias indústrias e empresas até que acabou por se juntar à Skyscanner desafiado pela quantidade de dados e utilizadores diários. Atualmente passa os seus dias com uma equipa de Software Engineers e Data Scientists a tentar criar uma experiência personalizada para os nossos utilizadores.




speakers/marcelo-lebre.jpg
Marcelo Lebre CTO

Remote

Marcelo é um entusiasta de tecnologia apaixonado por criar produtos e dimensionar arquiteturas e equipas. Marcelo começou a programar em um antigo ZX Spectrum aos 8 anos (embora ele nem sabia que se chamava programar), o que o influenciou a estudar ciências da computação. Depois de trabalhar com diversas startups e aceleradores, Marcelo tornou-se consultor de startups e mentor de empreendedores de tecnologia. Atualmente, Marcelo é o CTO da Remote.com, onde trabalha para capacitar pessoas a trabalhar remotamente e reivindicar suas vidas de volta.




speakers/jorge-resende.png
Jorge Resende CTO

IEM4.0

Licenciado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores pela Universidade do Minho, tem dedicado a sua carreira ao desenvolvimento de hardware e software para equipamentos industriais automatizados e robotizados. Atualmente, além de CTO da IEM4.0, também é docente nos cursos TeSP de Automação, Robótica e Informática Industrial (ARII) e Sistemas Mecatrónicos e de Produção (SMP), lecionados na Escola Superior Aveiro Norte da Universidade de Aveiro.




speakers/nuno-cascais.png
Nuno Cascais CEO

IEM4.0

Nuno Cascais, com formação em Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e após um percurso profissional desenvolvido no sector automóvel, durante 10 anos, decide fazer um MBA em Gestão de Empresas na Universidade Fernando Pessoa. Esse foi o ponto de partida, para a criação de sinergias que proporcionaram o nascimento da IEM4.0.




speakers/andre-sousa.jpg
André Sousa Guest Assistant Professor

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Atualmente professor auxiliar convidado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro nos cursos de Licenciatura em Engenharia em Informática e Tecnologia de Informação e Comunicação, lecionando unidades curriculares de Desenvolvimento Web, Programação Orientada a Objectos, Integração de sistemas, e Sistemas Distribuídos, entre outras, concluiu o seu doutoramento com a temática “Adaptação dinâmica e sensível ao contexto de interfaces móveis em ambiente ubíquo”. Com interesses nas áreas de Machine Learning, Computação Ubíqua e DevOps de aplicações multiplataforma.




speakers/rui-saraiva.jpg
Rui Saraiva Front-End Developer

Pixelmatters

Licenciado em Engenharia Eletrónica e Redes de Computadores pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com uma veia de Full-Stack developer desde o 12º ano. Desde então dedica-se ao desenvolvimento de aplicações web, tanto front-end como back-end. Tem uma grande paixão pelo desenvolvimento de aplicações web progressivas (PWAs).




speakers/luis-silva.png
José Luís Silva Software Engineer

Performetric

Engenheiro Informático na Performetric. Estudou na Universidade do minho onde desde cedo esteve envolvido com o CeSIUM.




speakers/fabio-martins.jpg
Fábio Martins CTO

Pixelmatters

Frequentou a licenciatura em Engenharia Elétrica e Eletrónica pelo Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve. Foi co-Fundador e CTO da Skilleo e nos últimos anos tem assumido a posição de CTO na Pixelmatters. Durante o seu percurso profissional trabalhou em posições de front-end e back-end developer em variados contextos empresariais. Mais recentemente tem-se focado no desenvolvimento e automação de infra-estruturas na cloud, assim como, na definição de processos de desenvolvimento.




speakers/sergio-gaio.png
Sérgio Gaio Associate Director

Accenture

Sérgio is a Associate Director at Accenture Portugal, with 17 year in the company and spent the last 10 years helping clients address their workforce management (WFM) challenges.

Has extensive knowledge in Communications & High Tech and experience in WFM, CRM and IT deployment custom solution. In the WFM domain has participate in implementations of ClickSoftware, Oracle Field Service (TOA) and ServiceMax. Trained in the Salesforce Field Service Lightning and IFS. Collaboration on WFM solutions with Telecom, Utilities and Insurance customers.

Sérgio has been the Functional/Technical Lead for the deployment of an end to end WFM solution with a state-of-the-art features for Demand & Forecast, Schedule, Mobile, Reporting and Locate modules for more than 25 customer around the world.

Sérgio hold’s a degree in Computer Science and Business Administration from the ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)

Executive Master Business Administration - ISCTE / INDEG Business School.




speakers/carlos-jesus.png
Carlos Jesus

Accenture

Carlos Jesus tem 20 anos de consultoria em projectos de gestão e TI.

Atualmente é Scrum Master de um grande projecto nos EUA, HCP/SAP UI5.

Formação em Gestão, Certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI e PSM (Professional Scrum Master) pela Scrum.Org.

Tem como hobby, Surf, Futebol e ver o seu miúdo a jogar no Braga sub-9.




speakers/andre-silva.png
André Silva

Accenture

André Silva possui um Mestrado de Engenharia informática pela Universidade do Minho. Entrou na Accenture em 2016 e participa no desenvolvimento e customização de soluções de workforce management para clientes internacionais.

Nos tempos livres gosta de praticar mototurismo.




speakers/daniel-ferrari.png
Daniel Ferrari Data Scientist

TalkDesk

Daniel Ferrari é Licenciado em Ciência da Computação, mestrado e doutorado em IA e Machine Learning. Como investigador, publicou um livro e diversos artigos em parceria com laboratórios de Computação e de Biologia. Como Engenheiro de Software, contribuiu para o desenvolvimento de um sistema de planeamento de ERP durante 10 anos. Como Data Scientist, combina a sua experiência como engenheiro e investigador para desenvolver pipelines completos desde a extração e manipulação de dados até a distribuição em produção de modelos de Machine Learning.




speakers/marcio-azevedo.png
Márcio Azevedo Engineering Manager

Farfetch

Márcio é atualmente um Gestor de Projetos da Farfetch. Com mais de 10 anos de experiência na indústria de software, sendo que inicialmente começou por ser um desenvolvedor de software logo após se formar na Universidade do Minho, tendo trabalhado em diferentes setores como saúde, media, telecomunicações e finanças antes de ingressar na Farfetch.




speakers/paulo-gomes.jpg
Paulo Gomes Lead Data Enginner

Farfetch

Paulo Gomes é natural do Brasil e trabalha com BI há mais de 10 anos. Desde há cerca de 1 ano, tem feito a migração para o novo mundo de Big Data.

Depois de ter trabalhado nos setores de retalho, financeiro e telefónico no Brasil, aceitou o desafio de fazer parte da Farfetch. Vindo de São Paulo, está há cerca de 2 anos em Portugal e começou a liderar uma equipa na área de Data há 10 meses.

Agnóstico a fornecedores, já trabalhou com Microsoft, Oracle, Cloudera e agora Google.




speakers/diogo-cruz.png
Diogo Cruz Software Engineer

Aptiv

Diogo Cruz concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica pela Universidade do Minho em 2016, onde permaneceu em projeto de investigação na área automóvel até 2017. No mesmo ano juntou-se ao Centro Técnico de Desenvolvimento da Aptiv em Braga, como Software Engineer.




speakers/jose-carreiras.png
José Carreiras Diretor do Centro de Desenvolvimento de Braga

Aptiv

José Carreiras iniciou a sua carreira em 1992 na Engenharia de Produção, tendo desempenhado funções em diversas áreas. Mais recentemente, em 2014 foi nomeado Diretor de Engenharia e em 2017, José Carreiras foi nomeado Diretor do Centro Técnico de Desenvolvimento de Braga.




speakers/raphael-espanha.png
Raphael Espanha Data Scientist

WeDo

Com licenciatura em Engenharia Biomédica e mestrado em Informática Médica pela Universidade do Minho, o Raphael iniciou o seu percurso a estagiar na Philips em Aachen, Alemanha. Realizou a sua tese de mestrado no Hospital Universitário de Colónia onde combinou imagens médicas e dados clínicos num modelo de Deep Learning (DL), sendo o seu trabalho publicado no paper “Combining Image and Non-image Clinical Data: An Infrastructure that Allows Machine Learning Studies in a Hospital Environment”. Já em Portugal, continuou o seu trabalho na Neadvance em projetos de segmentação de imagem.

Atualmente é data scientist na WeDo Technologies onde tem como principal foco a deteção de fraude em Telecom.




speakers/raul-azevedo.png
Raul Azevedo VP Product Development

WeDo

Raul Azevedo, depois de completar a sua formação superior em Engenharia de Sistemas de Informática, teve uma rica e variada experiência enquanto líder de Sistemas de Informação, numa diversidade de setores como manufatura, tecnologia, retalho e banca. Hoje, Raul é o VP da WeDo Technologies responsável pelo desenvolvimento de produto.




speakers/ricardo-soares.png
Ricardo Soares Software Developer

Blip

Ricardo é software developer na Blip. Ele não fica intimidado ao alternar entre as tecnologias frontend e backend, sem esquecer de testar tudo para garantir a qualidade de seu código. Ele acredita que com uma equipa incrível o céu é o limite.




speakers/nuno-fernandes.png
Nuno Fernandes Diretor de Investigação e Desenvolvimento

Eurotux

Licenciado pela Universidade do Minho em Engenharia de Sistemas e Informática é actualmente Diretor de Investigação e Desenvolvimento da Eurotux Informática. Co-Autor do livro Apache Instalação, Configuração Gestão Servidores Web, editado pela FCA, tem sido responsável pela implementação de diversos projectos de infra-estruturas tecnológicas de grande porte.




speakers/cesar-pinto.png
César Pinto Engagement Manager Mentor

OutSystems

César juntou-se à OutSystems como Engagement Manager, responsável pela gestão e entrega de soluções inovadoras usando a tecnologia OutSystems através de uma abordagem ágil. Recentemente, tornou-se Engagement Manager Mentor liderando uma equipa de Engagement Managers, com a responsabilidade de acelerar o crescimento da equipa e de garantir o sucesso das entregas.




speakers/hernani-fernandes.png
Hernâni Fernandes Architect / Delivery Manager

OutSystems

Hernani juntou-se à OutSystems em meados de 2016 como Delivery Manager, sendo responsável pela entrega técnica de soluções inovadoras com base nas necessidades de negócio dos clientes. Desde 2018 é também membro da Architecture Experts, responsáveis por criar soluções de arquitetura flexíveis e económicas que estejam alinhadas com as estratégias de negócio dos clientes da OutSystems.




speakers/paulo-marques.png
Paulo Marques Software Engineer

OutSystems

Paulo tirou o Mestrado em Engenharia Informática na Universidade do Minho e juntou-se à OutSystems como Engenheiro Informático onde teve oportunidade de colocar as suas capacidades de resolução de problemas em prática para contribuir para o desenvolvimento da plataforma de integração de sistemas da OutSystems, pelo que o uso de dados e lógica de sistemas externos é uma experiência perfeita.

Recentemente, juntou-se à equipa da interface de desenvolvimento da Mac com o objetivo de, tanto a experiência como as capacidades da interface de desenvolvimento OutSystems seja uniforme pelos sistemas operativos.




speakers/tiago-fernandes.png
Tiago Fernandes Software Engineer

OutSystems

Tiago juntou-se à equipa de Engenharia Informática depois de completar o mestrado na Universidade do Minho em 2017 com parceria da OutSystems. Tiago é uma pessoa muito metódica e curiosa que teve a oportunidade de participar em diversos desafios de engenharia e criar diversos recursos que fazem parte da interface de desenvolvimento da OutSystems. Atualmente, encontra-se a trabalhar na equipa de desenvolvimento de interface da Mac com o objetivo de criar uma experiência perfeita de desenvolvimento de interface para os Developers da OutSystems.




speakers/carlos-moreira.png
Carlos Moreira Senior BI & Big Data Consultant

Xpand IT

Carlos Moreira é um consultor na área de Business Intelligence com experiência E2E no processamento de dados, maioritariamente para as grandes entidades financeiras. Adapta processos de desenvolvimento e tira partido de técnicas inovadoras, a partir de serviços Cloud e Big Data, que permitem orquestrar soluções robustas e exigentes nos projetos nacionais e internacionais que tem vindo a realizar. Adora bons desafios, sistemas complexos, coordenação de equipas e é focado em participar ativamente na evolução constante de todo o envolvente que o rodeia.

Nos seus tempos livres tem preferência por se desconectar do mundo abstrato das tecnologias e ligar-se ao mundo terreno. Apaixonado pela prática de desportos combinada com desfrutar da natureza. Aprecia socializar com pessoas diretamente, explorar outras culturas e gastronomia”.




speakers/leandro-duarte.jpg
Leandro Duarte Senior Tester

Primavera

Mestre em Engenharia de Telecomunicações e Informática pela UM, tem dedicado a sua carreira à área de testes de Software, trabalhando atualmente na PRIMAVERA BSS. É um entusiasta das novas tecnologias, e “obcecado” pela qualidade dos produtos!




speakers/pedro-ferreira.jpg
Pedro Ferreira Developer

Primavera

Mestre em Eng. Biológica e doutorado em Eng. Mecânica pela UM, desenvolveu um grande interesse pela área das TI que o levou a realizar uma pós-graduação em Engenharia do Software, também na UM. Este curso deu-lhe a oportunidade de integrar a PRIMAVERA BSS em 2017, onde começou por trabalhar em tratamento dos dados com tecnologias de Business Intelligence. Atualmente é developer na área de AI, estando neste momento a trabalhar em Forecasting de Vendas.




speakers/joao-martins.jpg
João Martins Lead Software Engineer

Smith Micro

Licenciado em Ciências da Computação pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, João começou cedo a ter um interesse especial em computação gráfica e em programação de baixo nível. Com experiência em desenvolvimento de jogos, realidade virtual e processamento de imagens, atualmente trabalha na Smith Micro como Lead Developer of Moho, um premiado software de animação 2D.




speakers/jno.jpg
José Nuno Oliveira Professor

Universidade do Minho

Investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) e professor do Departamento de Informática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.




speakers/vitor-filipe.jpg
Vitor Filipe Professor

UTAD




speakers/joao-faria.jpg
João Faria Professor

FEUP